paroquias.org
 

Notícias






Régua vai à missa benzer o vinho novo
2000-09-20 20:36:08

Na cidade do Peso da Régua realizou-se ontem, a "Missa da Benção do Vinho Novo", cerimónia que acontece todos os anos, no primeiro domingo que antecede a época das vindimas, realizada num altar improvisado, ao ar livre, numa das principais artérias daquela cidade ribeirinha.

O ritual constou da apresentação, por parte de cada um dos 21 concelhos que compõem a Região Demarcada do Douro, de um cesto de uvas colhidas na sua zona de origem, para serem benzidos durante a celebração da santa missa.
Pala além dos concelhos, estão representados nesta cerimónia de grande simbolismo no Douro: as quintas, exportadores de vinho do Porto, produtores e engarrafadores privados, as adegas cooperativas, as casas de turismo rural e de habitação e a "Confraria de Enófilos do Douro".
A organização do evento assim como todo o programa é da responsabilidade da "Rota do Vinho do Porto" em parceria com a autarquia local.
Intitulado "Douro, Festa das Vindimas 2000", este é o inicio de um vastíssimo programa, tendo por lema, "o vinho e a vinha" e a região demarcada do Douro.
Sábado, dia 23, far-se-á a "Entronização de Novos Confrades", na Régua. No dia seguinte em Murça decorrerá a "Pisa de uvas e benção do primeiro mosto". O programa, tendo por base as vindimas decorre até ao dia 22 de Outubro altura em que, na Sé Catedral de Lamego, serão benzidos os últimos ramos da vindima. A organização, procura com este acto, recordar as vindimas dos tempos antigos, em que a criadagem, na esperança de receber algo mais pelo seu trabalho, oferecia os ramos aos proprietários das quintas.
A organização preparou para os visitantes do Douro um programa aliciante, sobre toda a temática das vindimas.
O visitante poderá escolher uma unidade de acolhimento para passar um dia na região. Depois de instalado, será transportado a uma quinta onde esteja a decorrer uma vindima, terá de cortar e transportar 25 quilos de uvas, encanteirar e encher um pipo de 50 litros de vinho, engarrafar, rolhar e embalar 12 garrafas de vinho. Poderá pisar uvas num lagar tradicional, desarrolhar, decantar e servir uma garrafa de vinho e, por fim, participar no Jantar da Vindima.
As paisagens são deslumbrantes, a gastronomia é excelente e os vinhos são da região demarcada do Douro.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia