Nota de Imprensa - Conselho Pastoral Diocesano Diocese Leiria-Fátima
2001-10-25 21:56:12

No dia 22 de Outubro de 2001, reuniram-se os membros do Conselho Pastoral da Diocese de Leiria-Fátima, órgão consultivo do Bispo Diocesano, a fim de debater assuntos previamente dispostos em agenda e de que resultaram as conclusões que se seguem.

Na sequência dos acontecimentos mais recentes, originados pelo atentado de 11 de Setembro, o Conselho Pastoral reitera a necessidade da permanente construção da paz e exorta as comunidades cristãs a promoverem acções e gestos que evidenciem esta vontade evangélica. A este propósito sugere-se a organização de uma assembleia diocesana de oração que envolva, na medida do possível, as outras igrejas cristãs e mesmo todas as pessoas sensíveis à causa da paz mundial. Também propõe que se viva em cada celebração eucarística um momento especial de reflexão e oração, segundo indicações dos serviços diocesanos competentes nesse sentido. Lembra, ainda, a nova cultura de serviço que Jesus Cristo veio instaurar e que é pedra basilar para a pacificação entre os povos.

No seguimento dos trabalhos do Sínodo Diocesano, o Conselho Pastoral chama a atenção para a necessidade de criar uma maior consciência de Diocese nas pessoas que a formam. Repensar a própria Cúria Diocesana, nomeadamente os seus serviços diversos é um dos próximos objectivos que se propõem com a elaboração do documento final do Sínodo. Todos os serviços em referência são convidados a questionar a sua operacionalidade por forma a corresponder melhor à finalidade da sua existência.

A problemática das vocações sacerdotais foi assunto em destaque neste Conselho. Referiu-se a responsabilidade de todos os membros da Igreja, sem excepção, nesta área. O facto de, no presente, o Seminário de Leiria ter muito poucos jovens a fazer essa opção vocacional é, por si, um sinal revelador e provocador que não deve deixar ninguém indiferente. Sendo o problema das vocações bastante abrangente e com diversos níveis, as sacerdotais assumem contornos mais problemáticos já que é o resultado de uma pastoral de conjunto e que encara a própria vida como uma vocação.

No presente Conselho ficaram, ainda, definidas as datas das próximas reuniões, a saber: 16 de Fevereiro, 22 de Junho e 19 de Outubro.

O Conselho Pastoral Diocesano