paroquias.org
 

Notícias






Questões de Ética e Genética
2001-10-22 21:42:49

Teve início no passado fim de semana, no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA), a primeira parte de mais uma acção de formação no âmbito da ética e das suas relações com a ciência, intitulada “Ética e Genética”. Esta acção, organizada pelo ISCRA e orientada pelo Professor Doutor Luís Archer, conta com a presença de 75 pessoas, entre médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) de saúde, professores(as), padres, diáconos e estudantes.

O Professor Doutor Luís Archer, padre jesuíta, é licenciado em Biologia pela Universidade do Porto; licenciado em Filosofia pela Faculdade de Teologia da UCP de Braga; licenciado em Teologia pela Universidade de Frankfurt am Main; doutorado em Genética Molecular pela Universidade de Washington; doutorado em Biologia e Agregado em Botânica pela Universidade do Porto e professor catedrático (actualmente jubilado) na Universidade Nova de Lisboa. É membro de várias sociedades científicas, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e membro de várias comissões internacionais de biossegurança e bioética.
A acção de formação terá a duração de 14 horas, repartidas por dois fins de semana, durante os quais o Professor Luís Archer abordará os seguintes temas: o genoma humano; a terapia génica somática; a terapia génica germinativa; programar o homem do futuro; clonagem reprodutiva; clonagem não reprodutiva; células estaminais e bioética, havendo sempre lugar à apresentação de casos concretos e ao debate das questões colocadas pelos presentes. A segunda parte da acção decorrerá nos dias 23 e 24 do próximo mês de Novembro.
Tendo em conta os inegáveis progressos na área da genética e as consequentes questões éticas levantadas pelas mesmas, o ISCRA pretende com esta acção de formação, proporcionar uma excelente oportunidade para debater e esclarecer questões e problemas que importa saber acompanhar sob o ponto de vista pedagógico e científico.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia