Uma casa feita de Esperança
2001-10-20 23:39:40

"A Casa é... uma benção!" Esta é uma das respostas que o Pe. Mário Pais, responsável pela Igreja de Carcavelos, tem na memória e ouviu-a de um toxicodependente recuperado. A Casa de que se fala é a "Casa Jubileu 2000". Foi inaugurada na passada quinta-feira e é concretização de um sonho!...

O projecto começou a ganhar corpo há cerca de seis anos e resulta de um trabalho que o Centro Comunitário de Carcavelos realiza há já muitos anos. Ele visa a recuperação de toxicodependentes com histórias de vida bastante complicadas. O que se pretende é dar esperança a estes jovens entre os 16 e os 41 anos, alguns infectados com o vírus da SIDA. Na casa os jovens encontram o acompanhamento certo para uma inserção na vida activa. A casa tem capacidade para receber 12 residentes permanentes e mais 18 em Centro de Dia. Alguns voltaram já à escola tentando apanhar pontas soltas de uma vida interrompida. Outros empenham-se em por ao serviço da casa e da comunidade a sua formação e experiência profissional em diferentes áreas.
Outra aposta desta Casa Jubileu 2000 é "devolver" estes jovens às suas famílias e o contrário também... uma integração na vida familiar é indispensável quando se tem no horizonte o desejo de uma vida feliz e saudável.
Este projecto da Paróquia de Carcavelos teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Segurança Social. Mas foi da própria Comunidade Paroquial que surgiu o empenho mais sentido... "Colocamos um cartaz na porta da Igreja com as necessidades da casa e as pessoas foram chegando com panelas, alguidares, talheres e muitas outras coisas", foi assim que a cozinha da Casa Jubileu 2000 foi totalmente equipada pela "generosidade da comunidade" sublinha o Pe. Mário Pais.
Afastados das câmaras de televisão e dos fotógrafos que estiveram presentes no momento em que D. José Alves, Bispo Auxiliar de Lisboa, benzia a nova casa, os jovens mostravam no olhar a alegria por poderem voltar a trás e recomeçar no ponto onde pararam de viver por si próprios.