 |
Notícias
|
|
Papa Bento XVI visitará Angola e Camarões em Março de 2009 2008-10-27 23:24:04 O Papa Bento XVI anunciou hoje que visitará Angola e os Camarões em Março próximo, por altura da reunião da Conferência Episcopal da África e da celebração do 500º aniversário da evangelização na antiga colónia portuguesa.
"Tenciono deslocar-me em Março próximo aos Camarões" no âmbito da preparação da II Assembleia Especial do Sínodo para a África, que decorrerá em Roma em Outubro de 2009, referiu Bento XVI durante a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos reunido desde 05 de Outubro na capital italiana.
"Dos Camarões seguirei para Angola, se Deus quiser, para ali celebrar solenemente o 500º aniversário da evangelização deste país", acrescentou o chefe da Igreja Católica.
Será a primeira viagem de Bento XVI ao Continente Africano desde a sua eleição em Abril de 2005.
O Papa convocou o Sínodo Especial dos bispos africanos subordinado ao tema da "Reconciliação, Justiça e Paz", que decorrerá de 04 ao 25 de Outubro de 2009 no Vaticano, para "dar um novo impulso à evangelização e promover a reconciliação e a paz" no continente mais pobre do planeta.
O primeiro sínodo para a África foi realizado em 1994 por iniciativa de João Paulo II.
África é uma região fundamental para o futuro da Igreja Católica, por ser ali que o número de fiéis regista um crescimento mais rápido, ao contrário da Europa, onde o catolicismo tem perdido adeptos, segundo os próprios números do Vaticano.
Bento XVI tem exprimido em várias ocasiões preocupação relativamente a África, um continente para onde "a Europa exportou não somente a fé em Cristo, mas também todas as espécies de vícios, o sentido da corrupção e a violência", como admitiu o sumo pontífice.
Joseph Ratzinger, 81 anos, efectuará em África a décima primeira deslocação do seu pontificado fora das fronteiras italianas. A sua última viagem foi a França, tendo estado em Paris e Lourdes, de 12 a 15 de Setembro passado.
O Papa, que viaja menos que João Paulo II, já esteve duas vezes na Alemanha e também visitou a Polónia, Espanha, Turquia, Brasil, Áustria, Estados Unidos e Austrália.
O seu antecessor, João Paulo II, visitou 129 países em 26 anos de pontificado.
JMS.
Lusa/Fim
Fonte Ecclesia
|
voltar
|
 |
|