 |
Notícias
|
|
Obras do cardeal Ribeiro reavivam textos polémicos 2008-03-31 23:10:01 Os dois primeiros volumes das Obras Escolhidas do cardeal D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa entre 1971 e 1998, foram apresentados no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. A obra, que terá um total de dez volumes, reúne a maior parte dos textos e homilias do anterior patriarca, incluindo alguns que na época provocaram polémica.
Os dois primeiros tomos abrangem textos e homilias do tempo da Páscoa e sobre o ministério dos padres, um dos temas mais importantes dos 17 anos de pontificado do cardeal António Ribeiro, que morreu a 24 de Março de 1998.
No primeiro volume, inclui-se uma das homilias que, em 1989, causou controvérsia: a 26 de Março, domingo de Páscoa nesse ano, D. António refere problemas do país: "Representa uma afronta à Páscoa de Jesus haver pessoas (...) que não têm casa para morar, nem pão para matar a fome, nem trabalho onde exercer uma actividade benéfica."
Nesse texto, o então patriarca de Lisboa critica ainda "a degradação moral do vício, da mentira, do egoísmo, da corrupção, que alastra como mancha negra sobre as consciências". E alerta em seguida para "o estendal da miséria humana da prostituição", os "efeitos perversos da avalanche de droga", a "insegurança dos cidadãos".
Numa outra homilia desse mesmo ano, na Quinta-Feira Santa (23 de Março), publicada no segundo volume das Obras Escolhidas, o patriarca refere "um dos problemas mais prementes" do patriarcado e da Igreja Católica: a falta de padres. Menos padres do que em Madrid, Paris ou Roma; um clero envelhecido; e uma baixa média de ordenações por ano eram os aspectos principais de um problema que levava o cardeal Ribeiro a afirmar que "o presbitério [conjunto de padres] do Patriarcado de Lisboa precisa, urgentemente, de ser renovado e aumentado".
O próximo volume a publicar reúne textos da época do Natal - incluindo mensagens televisivas e homilias do Dia Mundial da Paz, a 1 de Janeiro. Alguns desses pronunciamentos foram também polémicos, ao chamar a atenção para problemas do país.
A colecção reunirá ainda homilias e textos dedicados à figura de Maria, mãe de Jesus; ao papel dos leigos na Igreja; à vida religiosa; ao mistério da Igreja; e a temas diversos. No final, diz o padre Nuno Brás, responsável pela organização da obra, só ficarão de fora textos de circunstância e algumas homilias com tema mais indefinido.
António Marujo
Fonte Público
|
voltar
|
 |
|