paroquias.org
 

Notícias






Padre Rego nomeado Consultor no Vaticano
2006-10-26 23:13:52

O Papa Bento XVI nomeou o Cón. António Rego Consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

A Carta de nomeação pontifícia foi enviada ao Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais pelo Presidente deste Conselho Pontifício, Mons. John P. Foley, onde expressa a “alegria” em comunicar a nomeação do Cón. Rego por cinco anos, evocando também a “experiência lúcida” do agora nomeado Consultor daquele organismo do vaticano.
Em Declarações à Agência ECCLESIA, o Cón. António Rego recorda o envolvimento da Igreja Católica no mundo dos media: no debate em torno do cinema, na dinamização de organizações internacionais (como a UNDA, a OCIC e, no presente, a SIGNIS) e também as iniciativas e os projectos do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais. Acções que o Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais acompanha de perto e que são exemplos da “atenção cada vez maior que a Igreja dedica aos meios de comunicação social, não apenas para os observar, mas para intervir”. Para o Cón. António Rego, esta nomeação insere-se na atitude com que os responsáveis, no Vaticano, querem trabalhar nos media: “ter a sensibilidade, um pouco de todo o mundo, dos pastores, dos profissionais, para acompanhar o rápido desenvolvimento deste imponente acontecimento do nosso tempo”. Por outro lado, existe a convicção da “atenção com que o próprio Conselho Pontifício tem seguido a experiência da Igreja em Portugal nos media”.

Em declarações à Agência ECCLESIA enquanto Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e também como membro da Igreja Católica em Portugal, D. Manuel Clemente referiu a honra com esta “nomeação justíssima” do Cón. António Rego. O Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou também a certeza da colaboração que o Cón. Rego pode prestar no Conselho Pontifício em ordem à presença da Igreja nos media “quer na forma, quer na transmissão dos conteúdos”.

Enquanto consultor deste organismo da Santa Sé, que reserva a sua acção ao estudo da presença da Igreja Católica nos media e à dinamização pastoral junto dos profissionais e das empresas de comunicação social, ao Cón. António Rego será pedida a participação em reuniões, preparação de documentos e sugestões sobre a forma da Igreja, a diversos níveis, intervir nos media. Com o contributo de diversas culturas e o conhecimento de situações específicas, o Conselho Pontifício será mais capaz de sugerir uma “resposta da Igreja, não apenas a nível doutrinal, mas também de aproximação às realidades locais”, referiu o agora Consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia