|
Notícias
|
|
João Paulo II beatifica mais cinco «servos de Deus» 2000-09-03 14:08:42 João Paulo II proclamou hoje beatos os papas seus antecessores João XXIII e Pio IX, bem como os sacerdotes Guillermo Chaminade, fundador da Família Marianista, Tommasso Reggio e Columba Marmion.
Esta é a terceira cerimónia de beatificação que ocorre durante o ano em curso, considerado Santo pela igreja católica. Os cinco «servos de Deus» foram elevados à «glória dos altares» às 10:32 locais (8:32 TMG), ao som de música celestial e perante os aplausos de mais de 100 mil pessoas.
Entre a população, sujeita ao forte calor que hoje se faz sentir na Cidade do Vaticano, encontravam-se sobretudo italianos, muitos deles provenientes das províncias da Lombardia, em especial Bérgamo, terra natal de João XXIII, e Senigallia, cidade costeira do mar Adriático onde nasceu Pio IX.
Estima-se ainda que na multidão se encontrassem perto de quatro mil espanhóis e outros tantos milhares de latino-americanos, já que João XXIII foi muito querido em Espanha e a Família Marianista tem uma presença muito forte naquele país, através de colégios e centros educativos, como o prestigiado Colégio El Pilar de Madrid, onde estudou o actual chefe de Governo, José Maria Aznar.
Cinco retratos de tamanho gigante mostrando os rostos dos novos beatos - colocados nos balcões da parte central da fachada da Basílica de S. Pedro - foram descobertos assim que o Papa pronunciou a fórmula de beatificação.
Ao longo de quase 22 anos de pontificado João Paulo II já beatificou 990 «servos de Deus» e canonizou 296 santos, números estes recordistas na história do Vaticano. Em 13 de Maio último o Papa deslocou-se a Fátima, Portugal, para presidir à cerimónia de beatificação de Jacinta e Francisco, dois pastores que, segundo a convicção católica, terão assistido à aparição da Virgem Maria.
|
voltar
|
|
|