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Filémon Pelo tema e pelo tom afectuoso, esta é certamente uma Carta autêntica de Paulo (v.19). Filémon era um cristão de elevada posição social, convertido por Paulo, e tinha como escravo um outro cristão, Onésimo. Este, tendo fugido ao seu senhor, refugiou-se junto de Paulo (v.10), que o refere em Cl 4,9 como "irmão fiel e querido". Este facto era motivo de graves penas civis, tanto para o escravo como para quem o acolhia. Paulo, prescindindo da questão legal, envia-o ao seu senhor com o presente "bilhete" e pede a Filémon que acolha de novo, não como escravo, mas "como irmão querido" (v.16), um irmão na fé. Mais: como se fosse o próprio Paulo (v.17). LUGAR Pelo que é dito no v.1, a Carta terá sido escrita num dos cativeiros de Paulo (Roma, Éfeso ou Cesareia), nos últimos anos da sua vida (ver v.9-10.13.18). Os companheiros referidos aqui (v.23-24) são os mencionados em Cl 4,7-17. DIVISÃO E CONTEÚDO Esta tem a estrutura normal das Cartas de Paulo: Apresentação e saudação: v.1-3; Acção de graças: v.4-7; Corpo da Carta: v.8-22; Saudação final: v.23-25. TEOLOGIA Como noutras ocasiões em que trata a questão da escravatura, Paulo não se preocupa em mudar a estrutura social em vigor (1 Cor 7,20-24; Ef 6,5-9; Cl 3,22-4,1). O que ele faz é prescindir disso e deslocar o problema para a questão do amor fraterno, mais profunda que a questão legal em vigor, pois, em Cristo, "não há escravo nem livre" (Gl 3,28). Daí em diante, Filémon deve tratar o (antigo) escravo Onésimo como irmão, porque Paulo está disposto a recompensá-lo monetariamente, isto é, a resgatar Onésimo. Com isto, Paulo, embora não se oponha frontalmente à escravatura, tão-pouco a aprova; e afirma que o amor fraterno, centro do Evangelho de Cristo, é que levará à eliminação da escravatura. |
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