Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Quarta-feira, 24 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

9.2 Ele falou pelas profetisas e pelos profetas

A Bíblia fala de homens e de mulheres a quem Deus dá o seu Espírito: os reis recebem-n'O pela unção do óleo sagrado. Graças a Ele, os eleitos podem realizar uma determinada missão. Atrevem-se, com coragem, a contradizer os reis, a acusar os falsos profetas e os sacerdotes infiéis, a denunciar a heresia e o pecado. O seu entusiasmo é contagioso, a sua convicção persuasiva. As pessoas que se relacionam com eles sentem que Deus actua neles, que o Espírito Santo fala através desses homens.

Por isso, os homens inspirados são credíveis e dignos de confiança. Israel tem um modo especial de falar do Espírito quando se trata do Messias, o rei de justiça saído da casa de David, que instaura sobre a terra a paz de Deus. Um dos profetas diz d'Ele: Deus dá-Lhe o espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento, de piedade e temor de Deus (Is 11,2). É a esta palavra profética que nós temos presente quando evocamos os "sete dons" do Espírito Santo.

Do servo que - enviado de Deus, rejeitado pelos homens - dá a sua vida pelo povo, Deus diz: "Eis o meu servo a quem Eu amparo, o meu eleito em quem a minha alma se compraz. Eu coloquei sobre Ele o meu espírito para que promova o direito entre as nações" (Is 42,1).

O Espírito de Deus não é um dom só para alguns eleitos. O Ressuscitado enviou aos apóstolos e a todos os seus discípulos o dom do Espírito Santo (Jo 20,22). No Juízo Final, quando a fraqueza e a maldade dos homens forem julgadas e restar apenas o amor e a bondade de Deus pelos homens, o Espírito será dado a todos: "Derramarei o meu espírito sobre os teus filhos e a minha benção sobre a tua descendência" (Is 44,3). Depois disto, "os vossos filhos e filhas tornar-se-ão profetas, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões. Nesses dias, até sobre os escravos e escravas, derramarei o meu espírito" (JI 3,12).

 


No dia de Pentecostes rezamos assim:
Vinde, Espírito Santo,
enchei o coração dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso amor. Aleluia!
 

Juízo Final: O dia de Deus. O último dia que Deus fixou ao velho mundo dos homens. Deus criará um novo céu e uma nova terra.



<< Anterior
O Espírito que dá a vida
Seguinte >>
Jesus Cristo, cheio do Espírito Santo


Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:

Salmo:

Evangelho:

Liturgia das Horas:

Terço do Rosário:


 

   


© 1999-2024 Paroquias.org