Capela Sto Isidoro
Inteligência Espiritual

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

16.3 Eu sou o Senhor, teu Deus

Os Anciãos de Israel fazem as sua primeiras experiências de vida comunitária - e de vida com Deus - no caminho que os conduz da escravidão do Egipto à liberdade na Terra Prometida.

Sabem que não teriam conseguido empreender este caminho sozinhos. Por isso confessam a sua fé em Deus, que disse de Si mesmo: "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa da escravidão" (Ex 20,2).

Deus caminha com o seu povo. Vai à sua frente, mostra-lhe o caminho, protege-o e cuida das suas necessidades. A fé dos antepassados de Israel cresce segundo as experiências feitas: quando o caminho termina nas margens dum mar e todos se desencorajam, Deus fá-los passar o mar sem molhar os pés. Quando sonham, no deserto, com comidas suculentas ao ponto de preferirem o regresso à escravidão, Deus dá-lhes pão e carne - o necessário para cada dia. Faz jorrar, para eles, água fresca do rochedo. Procura a sua confiança. Eles conhecem Aquele que lhes propõe a Aliança e lhes promete um futuro:

Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim. Portanto, se Me obedecerdes e observardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos, porque a terra toda Me pertence. Vós sereis para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.

ÊXODO 19,4-6

O único mandamento
Seguinte >>
Viver para amar a Deus

Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.

Liturgia de hoje
Leitura I: