Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Números 4


4 Funções dos levitas de Queat - 1O SENHOR falou a Moisés e a Aarão: 2«Faz o recenseamento dos filhos de Queat dentre os filhos de Levi, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, 3de trinta anos para cima até aos cinquenta, todos os que forem aptos para servir e desempenhar funções na tenda da reunião. 4Este será o serviço dos fi-lhos de Queat na tenda da reunião: cuidar das coisas mais santas.
5Quando se levantar o acampamento, virão Aarão e seus filhos, tirarão a cobertura do véu e cobrirão com ele a Arca do testemunho; 6colocarão sobre ela uma cobertura de pele de golfinho; estenderão por cima um belo pano cor de jacinto e pôr-lhe-ão os varais. 7Estenderão sobre a mesa dos pães da oferenda um pano cor de jacinto e porão sobre ela os pratos, as colheres, as taças e jarras de libações; e ficará sobre ela o pão da oblação perpétua. 8Estenderão sobre estas coisas um pano carmesim, envolto ainda por uma cobertura de pele de golfinho e colocar-lhe-ão os varais. 9*Tomarão um pano cor de jacinto e cobrirão com ele o candelabro da iluminação e as suas lâmpadas, os espevitadores, as tenazes, os cinzeiros e todos os vasos de azeite, que servem nele. 10Metê-lo-ão com todos os seus utensílios num estojo de pele de golfinho e pô-lo-ão sobre uma padiola. 11Estenderão sobre o altar de ouro um pano cor de jacinto e tapá-lo-ão com uma cobertura de pele de golfinho e colocar-lhe-ão os varais. 12Tomarão todos os utensílios do culto, de que se serviram no santuário, e metê-los-ão num pano cor de jacinto, tapando-os com uma cobertura de pele de golfinho e pô-lo-ão sobre uma padiola. 13Tirarão as cinzas do altar e sobre ele estenderão um pano de púrpura. 14Porão sobre ele todos os utensílios de que precisarem de se servir: braseiros, forquilhas, pás, bacias, e todos os utensílios do altar; estenderão sobre ele uma cobertura de pele de golfinho e colocar-lhe-ão os varais.
15Aarão e seus filhos acabarão de cobrir as coisas santas e todos os utensílios sagrados quando se levantar o acampamento. Depois disso, virão os filhos de Queat para carregar, mas não tocarão nas coisas santas para não morrerem. Esta é a tarefa dos filhos de Queat na tenda da reunião. 16Ao cuidado de Eleázar, filho do sacerdote Aarão, está o azeite do candelabro, o incenso, a oblação perpétua, o óleo da unção e a guarda de todo o tabernáculo e de tudo o que está no santuário e dos seus utensílios.»
17O SENHOR falou a Moisés e a Aarão: 18«Não corteis o ramo das famílias de Queat do meio dos levitas. 19Isto lhes fareis, e eles continuarão a existir e não serão mortos quando se aproximarem das coisas mais santas. Aarão e seus filhos irão determinar a cada um deles o seu serviço e a sua carga. 20Eles não se porão a observar, nem mesmo de passagem, as coisas santas, para não morrerem.»

Funções dos levitas de Gérson - 21O SENHOR falou a Moisés: 22«Faz o recenseamento dos filhos de Gérson, também eles segundo a casa de seus pais, segundo as suas famílias, 23desde os trinta anos para cima até aos cinquenta; recensearás todos os que forem aptos para o serviço do culto na tenda da reunião.
24Este é o serviço das famílias de Gérson para o culto e para o transporte: 25transportarão os tapetes do tabernáculo, a tenda da reunião e a sua cobertura, a cobertura de pele de golfinho que a cobre, o véu que está à entrada da tenda da reunião, 26as cortinas do átrio e o véu da entrada da porta do átrio, que está em volta do tabernáculo e do altar, as suas cordas e todos os utensílios do seu serviço; todo o serviço que lhes for mandado fazer, eles o farão.
27À ordem de Aarão e seus filhos estará todo o serviço dos filhos de Gérson, para todo o transporte e para todo o serviço; confiar-lhes-eis o cuidado de tudo o que devem transportar. 28Este é o serviço das famílias dos filhos de Gérson na tenda da reunião; o cuidado deles estará a cargo de Itamar, filho do sacerdote Aarão.

Funções dos levitas de Merari - 29Recensearás os filhos de Merari segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais; 30desde os trinta anos para cima até aos cinquenta os recensearás, todos os que forem aptos para o exército, para servir no culto da tenda da reunião.
31Eis o serviço que devem fazer na tenda da reunião: as tábuas do tabernáculo, as suas travessas, as suas colunas, os seus pedestais, 32as colunas que estão em volta do átrio, as suas bases, os seus cravos, as suas cordas, todos os seus utensílios e todo o seu serviço; registareis nominalmente todos os utensílios, cujo transporte está ao cuidado deles. 33Este é o serviço das famílias dos filhos de Merari; em todo o seu serviço na tenda da reunião estarão a cargo de Itamar, filho do sacerdote Aarão.»

Recenseamento dos levitas no activo - 34Moisés e Aarão e os príncipes da comunidade recensearam os filhos de Queat segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 35desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos os que estavam aptos para o serviço na tenda da reunião. 36Os recenseados por famílias eram dois mil setecentos e cinquenta. 37Estes foram os recenseados das famílias de Queat, todos a servir na tenda da reunião, aos quais recensearam Moisés e Aarão por ordem do SENHOR através de Moisés.
38Recensearam os filhos de Gérson segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 39desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos os que estavam aptos para o serviço na tenda da reunião. 40Foram recenseados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, dois mil seiscentos e trinta. 41Estes foram os recenseados das famílias dos filhos de Gérson, todos os que serviam na tenda da reunião, aos quais recensearam Moisés e Aarão por ordem do SENHOR.
42Recensearam as famílias dos filhos de Merari segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, 43desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos os que estavam aptos para o serviço na tenda da reunião. 44Foram recenseados segundo as suas famílias três mil e duzentos. 45Estes foram os recenseados das famílias dos filhos de Merari, aos quais recensearam Moisés e Aarão por ordem do SENHOR através de Moisés.
46Todos os levitas recenseados, que Moisés e Aarão e os príncipes de Israel recensearam, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 47desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos aptos para desempenhar funções no serviço do culto e no serviço do transporte da tenda da reunião, 48foram oito mil quinhentos e oitenta. 49Por ordem do SENHOR, através de Moisés, foi indicado a cada um o seu serviço e a sua carga. Foram recenseados como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.