Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Números 1


I. NO DESERTO DO SINAI
(1,1-10,10)

Código sacerdotal


1 Recenseamento das tribos no Sinai (10,11-28; 26,1-51; Ap 7,4-8) - 1*O SENHOR falou a Moisés no deserto do Sinai, na tenda da reunião, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano após a saída da terra do Egipto, dizendo:
2«Fazei o recenseamento de toda a comunidade dos filhos de Israel segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando, nominalmente, por cabeça, todos os varões 3de vinte anos para cima, todos os que em Israel forem aptos para o exército. Tu e Aarão os recenseareis segundo os seus agrupamentos. 4Tereis convosco um homem de cada tribo, que seja chefe da casa de seus pais. 5Estes são os nomes dos homens que vos assistirão:
pela tribo de Rúben, Eliçur, filho de Chediur;
6pela tribo de Simeão, Chelumiel, filho de Surichadai;
7pela tribo de Judá, Nachon, filho de Aminadab;
8pela tribo de Issacar, Natanael, filho de Suar;
9pela tribo de Zabulão, Eliab, filho de Helon;
10pelos filhos de José: Elichamá, filho de Amiud, por Efraim, Gamaliel, filho de Pedaçur, por Manassés;
11pela tribo de Benjamim, Abidan, filho de Guideoni;
12pela tribo de Dan, Aiézer, filho de Amichadai;
13pela tribo de Aser, Paguiel, filho de Ocran;
14*pela tribo de Gad, Eliasaf, filho de Deuel;
15pela tribo de Neftali, Airá, filho de Enan.»
16*Foram estes os convocados da comunidade, príncipes das tribos de seus pais, eles, os chefes dos milhares de Israel. 17Moisés e Aarão tomaram esses homens, que tinham sido designados nominalmente 18e convocaram toda a comunidade no primeiro dia do segundo mês, registando-os segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-os, nominalmente, por cabeça, de vinte anos para cima, 19como o SENHOR tinha ordenado a Moisés. E recensearam-nos no deserto do Sinai.
20Os descendentes de Rúben, primogénito de Israel, foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 21Foram recenseados na tribo de Rúben quarenta e seis mil e quinhentos.
22Os descendentes de Simeão foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 23Foram recenseados na tribo de Simeão cinquenta e nove mil e trezentos.
24Os descendentes de Gad foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 25Foram recenseados na tribo de Gad quarenta e cinco mil seiscentos e cinquenta.
26Os descendentes de Judá foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 27Foram recenseados na tribo de Judá setenta e quatro mil e seiscentos.
28Os descendentes de Issacar foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 29Foram recenseados na tribo de Issacar cinquenta e quatro mil e quatrocentos.
30Os descendentes de Zabulão foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 31Foram recenseados na tribo de Zabulão cinquenta e sete mil e quatrocentos.
32Quanto às tribos descendentes de José, os descendentes de Efraim foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 33Foram recenseados na tribo de Efraim quarenta mil e quinhentos.
34Os descendentes de Manassés foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 35Foram recenseados na tribo de Manassés trinta e dois mil e duzentos.
36Os descendentes de Benjamim foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 37Foram recenseados na tribo de Benjamim trinta e cinco mil e quatrocentos.
38Os descendentes de Dan foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 39Foram recenseados na tribo de Dan sessenta e dois mil e setecentos.
40Os descendentes de Aser foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 41Foram recenseados na tribo de Aser quarenta e um mil e quinhentos.
42Os descendentes de Neftali foram registados segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando-se, nominalmente, por cabeça, todos os varões de vinte anos para cima, todos aptos para o exército. 43Foram recenseados na tribo de Neftali cinquenta e três mil e quatrocentos.
44Foi este o recenseamento feito por Moisés e Aarão juntamente com os chefes de Israel, os quais eram doze, um homem por cada uma das casas de seus pais. 45Foram recenseados, segundo a casa de seus pais, todos os filhos de Israel de vinte anos para cima, todos aptos para o exército em Israel, 46e todos os recenseados eram seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.
47*Os levitas, contudo, em atenção à tribo de seus pais, não foram recenseados juntamente com eles. 48Então, o SENHOR falou a Moisés:
49«Quanto à tribo de Levi, não a recensearás nem farás relação dela juntamente com os filhos de Israel. 50Tu encarregarás os levitas do tabernáculo do testemunho e de todos os seus utensílios e de tudo o que lhe pertence. Eles transportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; servirão e acamparão em volta do tabernáculo. 51Quando se deslocar o tabernáculo, os levitas o desmontarão e, quando for necessário parar o tabernáculo, eles o armarão; o estranho que dele se aproximar será morto. 52Os filhos de Israel acamparão cada um no seu acampamento, cada um sob a sua bandeira, segundo os seus agrupamentos. 53*Os levitas, porém, acamparão em volta do tabernáculo do testemunho e não se inflamará a minha cólera contra a comunidade dos filhos de Israel. Os levitas terão a guarda do tabernáculo do testemunho.» 54E os filhos de Israel fizeram tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés; assim fizeram.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.