Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Malaquias


O livro de MALAQUIAS é o último na lista tradicional dos doze profetas menores; "o selo dos profetas", como lhe chama a tradição judaica. É possível que, de início, este livro não referisse o nome do seu profeta-autor. A referência a um "mensageiro da Aliança", em 3,1, com a expressão hebraica "male'aki = meu enviado", pode ter dado origem a um nome de pessoa correspondente a essa expressão, conservando o mesmo sentido. MALAQUIAS - que em 1,1 aparece como nome próprio do profeta enviado por Deus - encontra-se ainda na forma de "meu mensageiro" em 3,1. A Setenta traduziu também em 1,1 por "meu enviado" e não pelo nome de Malaquias.

LIVRO Este livro deve ter sido escrito por volta de 450 a.C., ou seja, pouco antes do ano de 445, em que Neemias proibiu aos judeus os casamentos mistos. As suas atitudes enquadram-se no ambiente posterior ao regresso do Exílio, passados que foram os primeiros entusiasmos de restauração. O particularismo nota-se na aversão a Esaú por parte de Deus (1,3) e na recusa dos casamentos mistos (2,11).

DIVISÃO E CONTEÚDO Depois de uma introdução (1,2-5), em que se fala da eleição de Israel, seguem-se alusões às faltas cometidas contra a aliança de Levi pelos sacerdotes e pelos fiéis (1,6-2,9), aludindo-se a um culto universal. Vem, depois, uma série de queixas contra os casamentos mistos e os divórcios (2,10-16). Em seguida, o profeta anuncia "o Dia do Senhor" (2,17-3,5) com a purificação do sacerdócio. As dificuldades que os israelitas experimentam acabarão quando estes voltarem a cumprir os seus deveres cultuais (3,6-15). No "Dia do Senhor" os bons serão recompensados e os maus castigados (3,16-21). Um apêndice (3,22-24) exorta à observância da Lei de Moisés e refere uma futura vinda do profeta Elias.

TEOLOGIA E LEITURA CRISTÃ Imbuído de espírito deuteronomista, o autor coloca o acento no culto. Insurge-se com violência contra os sacerdotes, que, pelas suas infidelidades, impedem a chegada da era messiânica. O sacerdote é o mensageiro do Deus do universo (2,7).
O universalismo é outra ideia própria de MALAQUIAS. O culto será transformado, na era messiânica (1,11), na linha da adoração em espírito e verdade (Jo 4,23). A condenação dos divórcios (2,14-16) prepara igualmente a que será proferida por Cristo (Mt 5,31-32).
A vinda do dia do Senhor é preparada por um mensageiro (3,1; ver Is 40,3), que, na parte final do livro, é comparado a Elias, precisando-se aí também a importância da sua missão (3,22-24). Mais tarde, o Evangelho comentará esta passagem (Mt 17,10-13; Lc 1,17) e reconhecerá na figura de Elias a silhueta de João Baptista, o Precursor do Messias (Mt 11,10; Mc 1,2; Lc 7,27).
Algumas características do seu pensamento justificam a tradição bíblica de situar o livro de MALAQUIAS na passagem do Antigo para o Novo Testamento.
 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.