Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

São Lucas 3

II. PRELÚDIO DA MISSÃO MESSIÂNICA (3,1-4,13)

3 Pregação de João Baptista (Mt 3,1-6; Mc 1,1-6; Jo 1,19-23) - 1*No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilena, 2*sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto.
3*Começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um baptismo de penitência para remissão dos pecados, 4*como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:
«Uma voz clama no deserto:
'Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas
.
5Toda a ravina será preenchida,
todo o monte e colina serão abatidos;
os caminhos tortuosos ficarão direitos
e os escabrosos tornar-se-ão planos.

6*E toda a criatura verá a salvação de Deus.

Julgamento e conversão (Mt 3,7-10) - 7*João dizia, então, às multidões que acorriam para serem baptizadas por ele: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar? 8*Produzi frutos de sincero arrependimento e não comeceis a dizer para convosco: 'Nós temos Abraão como pai'; pois eu vos digo que Deus pode, destas pedras, suscitar filhos a Abraão. 9O machado já se encontra à raiz das árvores; por isso, toda a árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.»
10*E as multidões perguntavam-lhe: «Que devemos, então, fazer?» 11Respondia-lhes: «Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo.» 12Vieram também alguns cobradores de impostos, para serem baptizados e disseram-lhe: «Mestre, que havemos de fazer?» 13Respondeu-lhes: «Nada exijais além do que vos foi estabelecido.»
14Por sua vez, os soldados perguntavam-lhe: «E nós, que devemos fazer?» Respondeu-lhes: «Não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo.»

Anúncio da vinda do Messias (Mt 3, 11-12; Mc 1,7-8; Jo 1,26-27) - 15Estando o povo na expectativa e pensando intimamente se ele não seria o Messias, 16*João disse a todos: «Eu baptizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. 17*Tem na mão a pá de joeirar, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; mas queimará a palha num fogo inextinguível.» 18E, com estas e muitas outras exortações, anunciava a Boa-Nova ao povo.

Prisão de João Baptista (Mt 14,3-4; Mc 6,17-18) - 19Mas Herodes, o tetrarca, a quem João censurava por causa de Herodíade, mulher de seu irmão, e por todas as más acções que tinha praticado, 20*acrescentou a todas as más acções, mais esta: encerrou João na prisão.

Baptismo de Jesus (Mt 3,13-17; Mc 1,9-11; Jo 1,31-34) - 21Todo o povo tinha sido baptizado; tendo Jesus sido baptizado também, e estando em oração, o Céu rasgou-se 22e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do Céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu agrado

Genealogia de Jesus Cristo (Mt 1,1-17) - 23Ao iniciar o seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos. Supunha-se que era filho de José; e este de Eli, 24e assim sucessivamente: de Matat, de Levi, de Melqui, de Janai, de José, 25de Matatias, de Amós, de Naum, de Esli, de Nagaí, 26de Maat, de Matatias, de Chimei, de Josec, de Jodá, 27de Joanan, de Ressa, de Zorobabel, de Salatiel, de Neri, 28de Melqui, de Adi, de Cosam, de Elmadam, de Er, 29de Jesua, de Eliézer, de Jorim, de Matat, de Levi, 30de Simeão, de Judá, de José, de Jonam, de Eliaquim, 31de Meleá, de Mená, de Matatá, de Natan, de David, 32de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Nachon, 33de Aminadab, de Admin, de Arni, de Hesron, de Peres, de Judá, 34de Jacob, de Isaac, de Abraão, de Tera, de Naor, 35de Serug, de Ragau, de Péleg, de Éber, de Chela, 36de Quenan, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec, 37de Matusalém, de Henoc, de Jared, de Maleleel, de Quenan, 38de Enós, de Set, de Adão, de Deus.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.