Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Juízes 2

2 Repreensões do Senhor (Dt 7,1-5; Js 23,7-13) - 1*O anjo do SENHOR subiu de Guilgal a Boquim e disse: «Tirei-vos do Egipto e trouxe-vos à terra que havia prometido sob juramento a vossos pais. Tinha-vos dito: 'Jamais quebrarei a minha aliança estabelecida convosco para sempre, 2e vós, da vossa parte, não pactuareis com os habitantes desta terra; antes, haveis de destruir os seus altares.' Vós, porém, não ouvistes a minha palavra. Que fizestes? 3Eis por que Eu disse: 'Não os expulsarei diante de vós; servir-vos-ão de inimigos, e os seus deuses hão-de constituir para vós uma armadilha.'» 4*Ora, desde que o anjo do SENHOR proferiu estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo soltou gritos e chorou. 5Por isso chamaram a este lugar Boquim, e aí ofereceram sacrifícios ao SENHOR.

Morte de Josué (Js 24,29-31) - 6Josué despediu o povo, e os filhos de Israel foram cada um para a terra que lhe tocou em herança. 7O povo serviu o SENHOR durante toda a vida de Josué e dos anciãos que lhe sobreviveram e viram a grande obra que o SENHOR havia realizado em favor de Israel. 8*Josué, filho de Nun, servo do SENHOR, morreu com a idade de cento e dez anos. 9Sepultaram-no no território que lhe coubera, em Timnat-Heres, no monte de Efraim, a norte do monte Gaás.
10Depois, toda esta geração se foi juntar a seus pais; surgiu então, depois dela, outra geração que não conhecia o SENHOR, nem a obra que o SENHOR havia feito em favor de Israel. 11Os filhos de Israel fizeram o mal perante o SENHOR e prestaram culto aos ídolos de Baal. 12Abandonaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tinha libertado da terra do Egipto, e foram atrás dos deuses dos povos que os rodeavam; prostraram--se diante deles e ofenderam o SENHOR. 13*Abandonaram o SENHOR e adoraram Baal e os ídolos de Astarté. 14Inflamou-se a ira do SENHOR contra Israel e entregou-os nas mãos de salteadores que os espoliaram, e vendeu-os aos inimigos que os rodeavam. Eles já não foram capazes de lhes resistir. 15*Para onde quer que saíssem, pesava sobre eles a mão do SENHOR como um flagelo, conforme lhes havia dito e jurado; e foi muito grande a sua angústia.

Missão dos juízes - 16O SENHOR suscitou, então, juízes que os libertaram dos seus espoliadores. 17*Eles, porém, nem mesmo aos seus juízes deram ouvidos; prostituíram-se a deuses estranhos e prostraram-se diante deles. Depressa se desviaram dos caminhos que seus pais haviam trilhado, obedecendo aos preceitos do SENHOR, não procederam como eles.
18Quando o SENHOR lhes suscitava juízes, o SENHOR estava com aquele juiz, libertando-os da mão dos seus inimigos durante toda a vida do juiz; é que o SENHOR deixava-se comover pelos seus lamentos frente aos que os oprimiam e humilhavam. 19Mas, quando o juiz morria, eles voltavam a corromper-se, mais ainda que seus pais, seguindo deuses estranhos para os servir e adorar; não renunciavam aos seus crimes, nem à sua conduta pertinaz.

Razões da permanência de povos estrangeiros (1,27-35; Js 13,2-7) - 20Inflamou-se, então, a ira do SENHOR contra Israel e disse: «Já que este povo violou a minha aliança que Eu estabelecera com seus pais e não ouviu a minha voz, 21também Eu não continuarei a expulsar diante dele nenhum dos povos que Josué deixou quando morreu. 22Por meio deles, vou pôr à prova Israel, para saber se seguirão ou não os caminhos do SENHOR, como seguiram seus pais.»
23Foi por isso que o SENHOR deixou esses povos nos seus territórios; não os expulsou logo nem os entregou nas mãos de Josué.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.