Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Josué 4


4 Monumento comemorativo - 1Quando todo o povo acabou de atravessar o Jordão, o SENHOR disse a Josué: 2*«Tomai doze homens de entre o povo, um por cada tribo, e ordenai-lhes: 3'Escolhei, no meio do Jordão, no lugar onde pararam os pés dos sacerdotes, doze pedras que levareis convosco, colocando-as, depois, no local onde devereis passar a noite.'»
4Josué chamou os doze homens escolhidos, um por cada tribo, entre os filhos de Israel, e disse-lhes: 5«Ide adiante da Arca do SENHOR, vosso Deus, até ao meio do Jordão. Segundo o número das tribos de Israel, carregue cada um de vós uma pedra aos ombros. 6Isto ficará como um sinal memorável para vós. Quando os vossos filhos vos perguntarem, um dia, que significam estas pedras, 7haveis de responder-lhes: 'As águas do Jordão separaram-se diante da Arca da aliança do SENHOR; quando ela atravessou o Jordão, as águas separaram-se, e estas pedras serão um memorial eterno para os israelitas.'» 8Os israelitas fizeram como Josué lhes ordenara: foram ao meio do leito do Jordão, escolheram doze pedras, conforme o SENHOR dissera a Josué, segundo o número das tribos de Israel. Levaram-nas consigo, até as colocarem no lugar onde iam acampar.
9*Josué ergueu também outras doze pedras no leito do Jordão, no lugar onde tinham estado postos os pés dos sacerdotes que levavam a Arca da aliança. Ainda hoje elas lá estão.
10Os sacerdotes que levavam a Arca permaneceram de pé no meio do leito do Jordão até se ter cumprido tudo o que o SENHOR havia mandado Josué dizer ao povo, segundo as ordens que lhe dera Moisés. E o povo apressou-se a atravessar o Jordão.
11Logo que todos passaram, a Arca do SENHOR pôs-se de novo, bem como os sacerdotes, à frente do povo. 12Os homens das tribos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés haviam passado o rio armados, diante dos israelitas, segundo a ordem que lhes dera Moisés. 13O seu número era aproximadamente de quarenta mil homens equipados para o combate; todos desfilaram perante o SENHOR, rumo à planície de Jericó. 14Naquele dia, o SENHOR exaltou Josué na presença de todo o Israel, e todos o respeitaram como haviam respeitado Moisés durante toda a sua vida.
15Então, o SENHOR disse a Josué: 16«Ordena aos sacerdotes portadores da Arca do testemunho que saiam do Jordão.» 17Ele ordenou-lhes: «Saí do Jordão!»
18E, quando os sacerdotes portadores da Arca da aliança do SENHOR saíram do leito do Jordão, ao pisarem seus pés a terra firme, as águas do Jordão retomaram o seu lugar, deslizando impetuosas como antes. 19O povo saiu do Jordão no décimo dia do primeiro mês e acampou em Guilgal, na extremidade oriental de Jericó.
20Josué levantou as doze pedras tomadas do Jordão em Guilgal, 21e disse aos filhos de Israel: «Quando os vossos filhos perguntarem, um dia, a seus pais, que significam estas pedras, 22respondei-lhes assim: 'Israel atravessou aqui o Jordão a pé enxuto, 23porque o SENHOR vosso Deus secou diante de vós o leito do Jordão, como antes havia feito ao Mar dos Juncos, que secou até que passássemos, 24para que todos os povos da terra reconheçam que é poderosa a mão do SENHOR, a fim de conservardes sempre o temor do SENHOR, vosso Deus.'»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.