Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Josué 2

2 Os espiões em casa de Raab (6,22-25; Nm 13) - 1*Josué, filho de Nun, enviou secretamente de Chitim dois espiões e disse-lhes: «Ide, examinai a terra e a cidade de Jericó.» Foram e entraram em casa de uma prostituta, de nome Raab, onde se alojaram. 2Então, foi dito ao rei de Jericó: «Eis que de noite entraram aqui uns israelitas, que vêm explorar a terra.» 3O rei mandou dizer a Raab: «Expulsa esses homens que foram ter contigo e entraram em tua casa, pois vieram para espiar esta terra.» 4A mulher, porém, ocultou os dois homens e respondeu: «Vieram, na verdade, uns homens a minha casa; mas eu desconhecia de onde vinham. 5À tarde, quando se fechavam as portas da cidade, eles partiram. Persegui-os depressa e em breve os alcançareis!» 6Ora ela fizera-os subir para o terraço de sua casa, e ocultara-os sob uns feixes de linho que ali tinha amontoados. 7Os homens enviados perseguiram-nos pelo caminho que leva aos vaus do Jordão; e fecharam-se as portas da cidade após a partida da patrulha.

Segredo e promessas - 8Antes de adormecerem, Raab subiu ao terraço 9*e disse aos espiões: «Sei que o SENHOR vos entregou esta terra; o receio apoderou-se de nós, e todos os habitantes do país, por vossa causa, se sentem desfalecer. 10*Ouvimos dizer como o SENHOR secou as águas do Mar dos Juncos diante de vós, quando saístes do Egipto, e como tratastes, além-Jordão, os dois reis dos amorreus, Seon e Og, que votastes ao anátema. 11Ao sabermos isto, o nosso coração desfaleceu, e mais ninguém tem coragem de vos resistir, porque o SENHOR, vosso Deus, é o Deus das alturas, nos céus e na terra. 12Agora, pois, jurai-me, em nome do SENHOR, que assim como usei de bondade para convosco, assim vós poupareis a casa de meu pai. 13Dai-me um sinal certo de que salvareis meu pai, minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs e todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas.» 14Responderam-lhe eles: «À custa da nossa vida salvaremos a vossa, contanto que não nos atraiçoeis. Quando o SENHOR nos entregar esta terra, também te trataremos com bondade e fidelidade.» 15*Ela desceu-os, então, pela janela, servindo-se de uma corda, pois a sua casa estava mesmo encostada ao muro da cidade. 16«Fugi para o monte - disse-lhes ela - para que não vos encontrem os vossos perseguidores. Escondei-vos lá durante três dias, até que eles voltem; depois, retomareis o vosso caminho.»
17Os homens disseram-lhe: «Eis como cumpriremos o juramento que te fizemos: 18quando tivermos entrado na vossa terra, colocarás este cordão vermelho na janela por onde nos desceste; reúne em tua casa o teu pai, a tua mãe, os teus irmãos e toda a família de teu pai. 19Se alguém transpuser a porta da tua casa e sair para a rua, será responsável pelo que acontecer; nós não teremos culpa. Mas se alguém prender quem quer que se encontre contigo em tua casa, é sobre nós que tal recairá. 20Se, porém, deres conhecimento do que combinámos contigo, estaremos desobrigados do juramento que te fizemos.» 21Ela respondeu: «Seja como dissestes!» Depois despediu-os, e eles partiram.
Ela, então, tomou o cordão vermelho e colocou-o na janela.
22Eles foram para o monte e ali permaneceram durante três dias, até ao regresso dos perseguidores. Estes, tendo procurado os espiões por toda a parte, não os encontraram. 23Os dois homens desceram, então, do monte e, voltando, passaram o Jordão; foram para junto de Josué, filho de Nun, e narraram-lhe tudo quanto se havia passado. 24«O SENHOR disseram eles entregou nas nossas mãos toda esta terra; todos os seus habitantes tremem de medo diante de nós.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.