Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Macabeus 1


INTRODUÇÃO
(1,1 - 2,32)

Cartas aos judeus do Egipto


1 Primeira Carta - 1*«Aos nossos irmãos judeus que estão no Egipto, saúde. Os irmãos judeus residentes em Jerusalém e no país de Judá desejam-vos paz e bem-estar. 2Deus vos cubra de bens, e que Ele se lembre da sua aliança com Abraão, Isaac e Jacob, seus fiéis servidores. 3Que Ele disponha o vosso espírito à adoração e à observância dos mandamentos, com um coração ardente e ânimo generoso. 4Que Ele abra o vosso coração à sua lei e aos seus preceitos e que vos conceda a paz! 5Que Ele atenda as vossas súplicas, vos seja misericordioso e não vos abandone nas tribulações. 6Nós, aqui, não cessamos de rezar por vós. 7*No reinado de Demétrio, no ano cento e sessenta e nove, nós, os judeus, escrevemo-vos no meio de grande tribulação e aflição, em que nos encontrávamos, desde o dia em que Jasão e os seus companheiros abandonaram a terra santa e o reino. 8A porta do templo foi incendiada e derramado o sangue inocente; mas nós suplicámos ao Senhor e Ele atendeu-nos; oferecemos o sacrifício e a flor da farinha, acendemos as lâmpadas e colocámos os pães na sua presença. 9*Celebrai, portanto, agora, a festa das Tendas, no mês de Quisleu. Datada no ano cento e oitenta e oito.»

Segunda Carta - 10*«Os habitantes de Jerusalém e da Judeia, o senado e Judas, saúdam Aristóbulo, preceptor do rei Ptolomeu, da linhagem dos sacerdotes ungidos, assim como os judeus do Egipto, e desejam-lhes saúde e prosperidade! 11Libertados por Deus de grandes perigos, nós lhe damos solenes acções de graças, porque é nosso defensor contra o rei. 12Mas Deus aniquilou aqueles que haviam atacado a cidade santa. 13*Com efeito, quando esse chefe chegou à Pérsia com um exército aparentemente irresistível, pereceu no templo de Naneia, vítima de um ardil dos sacerdotes da deusa.
14Antíoco, sob pretexto de desposar a deusa, chegou com os seus amigos para se apoderar das riquezas, a título de dote. 15Então os sacerdotes apresentaram-lhas, e ele próprio, com alguns dos seus, penetrou no recinto sagrado, enquanto eles fechavam as portas. 16Quando Antíoco entrou no interior, abriram uma porta secreta na abóbada e esmagaram o príncipe com uma chuva de pedras. Esquartejaram os acompanhantes, cortaram-lhes as cabeças, lançando-as aos que estavam do lado de fora. 17Louvado seja o nosso Deus em todas as coisas, porque entregou os ímpios à morte.
18*Devendo nós celebrar, no dia vinte e cinco de Quisleu, a purificação do templo, julgámos oportuno levá-lo ao vosso conhecimento, a fim de que também celebreis a festa das Tendas e a comemoração do fogo, que apareceu quando Neemias ofereceu o sacrifício, após a reconstrução do templo e do altar.
19Na verdade, quando os nossos pais foram levados para a Pérsia, os sacerdotes de então, tementes a Deus, tomaram secretamente o fogo sagrado do altar e esconderam-no no fundo de um poço seco, onde o deixaram tão oculto que ninguém sabia do lugar onde ele estava. 20Passaram muitos anos e, quando aprouve a Deus, Neemias, salvo pelo rei da Pérsia, mandou buscar o fogo aos descendentes dos sacerdotes que o haviam escondido. Mas, segundo a narração que eles nos deram, não encontraram o fogo, mas um líquido espesso.
21Então, Neemias ordenou-lhes que tirassem a água e a trouxessem. Uma vez preparada a matéria do sacrifício, Neemias disse aos sacerdotes que aspergissem, com a água, a lenha e as vítimas ali colocadas. 22A ordem foi executada, e, pouco depois, o sol, que a princípio estava escondido, começou a brilhar; então, acendeu-se um grande fogo que maravilhou todos os espectadores. 23Enquanto se consumava o sacrifício, os sacerdotes puseram-se a rezar, juntamente com todos. Jónatas entoava e os outros, incluindo Neemias, uniam a sua voz à dele. 24Eis a oração:
»Ó Senhor, Deus criador de todas as coisas,
terrível e forte, justo e misericordioso,
que és o único rei e o único bom,
25o único generoso, o único justo,
todo poderoso e eterno,
Tu, que livraste Israel de todo o mal,
que escolheste nossos pais e os santificaste,
26aceita este sacrifício,
em favor de todo o povo de Israel;
guarda a tua herança e santifica-a.
27Congrega os nossos irmãos dispersos,
restitui a liberdade aos que são escravos das nações,
volve o teu olhar sobre os que são desprezados e abominados,
para que as nações reconheçam que Tu és o nosso Deus.
28Castiga os que nos oprimem
e nos ultrajam com o seu orgulho.
29Transplanta, como disse Moisés,
o teu povo, para o teu lugar santo.»
30Entretanto, os sacerdotes cantavam hinos.
31Quando se consumou o sacrifício, Neemias mandou que se espalhasse o líquido restante sobre as lajes. 32Feito isto, uma chama cintilou, mas consumiu-se enquanto o fogo, que se erguia no altar, continuava a arder.
33O acontecimento foi logo divulgado, e contaram ao rei da Pérsia que, no lugar onde os sacerdotes levados cativos haviam escondido o fogo sagrado, aparecera água, com a qual Neemias e os seus companheiros obtiveram o fogo purificador das oferendas. 34Logo que se certificou do acontecido, ordenou o rei que se murasse o lugar e o considerassem sagrado.
35O rei recebeu muitos presentes e repartiu-os por aqueles a quem queria ser mais agradável. 36Os companheiros de Neemias chamaram a esse líquido 'neftar', que quer dizer purificação, mas a maioria deu-lhe o nome de 'nafta.'»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.