Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Samuel 2


Cântico de Ana (Lc 1,46-55)
2 1*Ana orou, entoando este cântico:
«Exulta o meu coração de júbilo no SENHOR.
Nele se ergue a minha fronte,
a minha boca desafia os meus adversários,
porque me alegro na tua salvação.
2*Ninguém é santo como o SENHOR.
Não há outro Deus fora de ti,
ninguém é tão forte como o nosso Deus.
3*Não multipliqueis as vossas palavras orgulhosas.
Não saia da vossa boca a arrogância,
porque o SENHOR é um Deus de sabedoria.
Só Ele sabe descobrir as vossas acções.
4*O arco dos fortes foi quebrado
e os fracos foram revestidos de vigor.
5*Os saciados tiveram que ganhar o pão
e os famintos foram saciados.
Até a estéril foi mãe de sete filhos
e a mulher que os tinha numerosos, ficou estéril.
6*O SENHOR é que dá a morte e a vida,
leva à habitação dos mortos e tira de lá.
7O SENHOR despoja e enriquece, humilha e exalta.
8*Levanta do pó o mendigo e tira da imundície o pobre,
para os sentar com os príncipes e ocupar um trono de glória;
porque são do SENHOR as colunas da terra
e sobre elas assentou o mundo.
9*Ele dirige os passos dos seus santos,
mas os ímpios perecerão nas trevas;
porque homem algum vencerá pela sua própria força.
10*Tremerão diante do SENHOR os seus inimigos,
trovejará do céu sobre eles.
O SENHOR julga os confins da terra!
Ele dará o império ao seu rei,
e exaltará o poder do seu ungido.»

Filhos de Eli - 11Depois disto, Elcana voltou para a sua casa em Ramá; o menino servia na presença do SENHOR, sob a direcção do sacerdote Eli. 12*Os filhos de Eli eram filhos de Belial; não conheciam o SENHOR, 13nem a obrigação dos sacerdotes para com o povo. Quando alguém oferecia um sacrifício, vinha o servo do sacerdote, no momento em que se cozia a carne, com um garfo de três dentes, 14e metia-o na caldeira, na marmita, na panela ou no tacho; e tudo o que agarrava com ele, tirava-o para o sacerdote.
Assim faziam a todos os de Israel que vinham a Silo.
15*Antes de queimarem a gordura, vinha o servo do sacerdote dizer ao que a sacrificava: «Dá-me para o sacerdote a carne para assar; ele não aceitará carne cozida, mas unicamente a carne crua.» 16O homem respondia-lhe: «É preciso que se queime primeiro a gordura; depois, tomarás o que quiseres.» O servo respondia: «Não, é agora que ma hás-de dar, senão tomá-la-ei à força.» 17Era muito grande o pecado destes jovens diante do SENHOR, pois eles menosprezavam as ofertas feitas ao SENHOR.

Samuel em Silo - 18*Entretanto, o pequeno Samuel, cingido de uma faixa votiva de linho, exercia o seu ministério diante do SENHOR. 19Sua mãe tecia-lhe uma túnica que lhe levava todos os anos, quando ia com seu marido oferecer o sacrifício anual. 20Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: «O SENHOR te conceda filhos desta mulher, em recompensa do dom que ela lhe fez!» E voltavam para a sua casa.
21O SENHOR visitou Ana, e ela concebeu, dando à luz três filhos e duas filhas. Entretanto, o menino Samuel crescia na presença do SENHOR.
22*Eli, sendo já velho, tomou conhecimento do modo como se comportavam os seus filhos com todos os de Israel e de que dormiam com as mulheres que prestavam serviço à entrada da tenda da reunião. 23E perguntou-lhes: «Porque procedeis dessa forma? Porque praticais esses crimes detestáveis de que fala o povo? 24Não façais assim, meus filhos; não são nada boas as informações que me chegam a vosso respeito. Estais a escandalizar o povo do SENHOR. 25*Se um homem pecar contra outro, Deus o defende; mas, se ele pecar contra o SENHOR, quem intercederá por ele?» Eles, porém, não ouviram a voz do pai, porque o SENHOR determinara a sua morte.
26*Entretanto, o menino Samuel desenvolvia-se em altura e beleza, diante do SENHOR e dos homens.

Predição da ruína da casa de Eli (3,11-14) - 27Certo dia, um homem de Deus veio ter com Eli e disse-lhe: «Isto diz o SENHOR: 'Não me revelei Eu claramente à família de teu pai, quando estavam no Egipto, sob o poder da casa de Faraó? 28*Escolhi-os entre todas as tribos de Israel para serem meus sacerdotes, subirem ao meu altar, queimarem incenso e revestirem-se da insígnia votiva diante de mim. Dei à casa de teu pai uma parte em todos os sacrifícios oferecidos pelos filhos de Israel. 29*Porque desprezas os meus sacrifícios e as minhas oblações, que ordenei se oferecessem na minha morada? Fazes mais caso dos teus filhos que de mim, engordando-os com o melhor de todas as ofertas do meu povo de Israel.'
30*Por isso, eis o que diz o SENHOR, Deus de Israel: 'Eu tinha dito que a tua família e a família de teu pai serviriam para sempre diante de mim.' Mas agora o SENHOR diz: 'Não será mais assim: Eu honro aqueles que me honram e desprezo aqueles que me desprezam.' 31*Virão dias em que abaterei o teu braço e o braço da casa do teu pai, de modo a não ficar ancião algum em tua casa. 32Verás com inveja o bem que Eu farei a Israel, enquanto na tua casa jamais haverá um ancião. 33*Entretanto, nem todos os teus descendentes afastarei do meu altar, para que os teus olhos chorem de inveja e a tua alma desfaleça; todos os outros morrerão na flor da idade. 34*O que vai acontecer aos teus filhos Ofni e Fineias será para ti um sinal; ambos morrerão no mesmo dia. 35Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha vontade. Hei-de edificar-lhe uma casa sólida e duradoira, e ele viverá sempre na presença do meu ungido. 36Os que sobreviverem da tua família irão prostrar-se diante dele, por uma moeda de prata ou um pedaço de pão, dizendo-lhe: 'Peço-te que me admitas em algum ministério sacerdotal, a fim de que eu tenha um bocado de pão para comer.'»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.