Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Reis 5


5 Víveres para o rei e sua comitiva - 1*Salomão dominava sobre todos os reinos, desde o Rio até ao país dos filisteus e à fronteira do Egipto; eles pagaram tributo e serviram Salomão durante toda a sua vida. 2As provisões diárias para a mesa de Salomão eram trinta coros de flor de farinha e sessenta de farinha; 3dez bois gordos e vinte de pastagem, cem cordeiros, além de veados, gazelas, gamos e aves gordas. 4É que ele dominava em toda a região de além do rio, desde Tifsa até Gaza, e em todos os reis de além do rio; e vivia em paz com todos os povos em redor. 5Judá e Israel, desde Dan a Bercheba, viviam em segurança cada um debaixo da sua vinha e da sua figueira, durante toda a vida de Salomão.
6*Salomão tinha quarenta mil manjedouras para os cavalos dos seus carros e doze mil cavalos de sela. 7Os intendentes proviam, cada um em seu mês, à mesa do rei Salomão e de todos os seus comensais, providenciando para que nada lhes faltasse. 8Quanto à cevada e palha para os cavalos de carga e de montaria, tudo isto levavam, cada um na sua vez, aonde o rei se encontrasse.

Fama de Salomão - 9Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias, bem como uma visão de espírito tão vasta como as areias que há nas praias do mar. 10A sabedoria de Salomão excedia a de todos os filhos do Oriente e toda a sabedoria do Egipto. 11Foi o mais sábio de todos os homens; mais sábio do que Etan, o ezraíta, e do que Heman; do que Calcol e Darda, filhos de Maol; o seu nome era conhecido por todos os povos em redor.
12Proferiu três mil provérbios, e seus hinos são em número de mil e cinco. 13*Dissertou sobre as árvores: sobre o cedro do Líbano, bem como sobre o hissopo que brota dos muros; sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes. 14Para ouvir a sua sabedoria vieram pessoas de todos os povos, da parte de todos os reis da terra, que alguma vez tinham ouvido falar dela.

Aliança de Salomão com Hiram, rei de Tiro (2 Cr 2,2-17) - 15Hiram, rei de Tiro, que sempre fora amigo de David, soube que Salomão tinha sido ungido rei em lugar de seu pai; por isso enviou-lhe embaixadores seus. 16Salomão, por sua vez, enviou também uma embaixada a Hiram, dizendo: 17«Tu sabes que David, meu pai, por causa das guerras que teve de sustentar até o SENHOR colocar os seus inimigos debaixo dos seus pés, não pôde levantar um templo ao nome do SENHOR seu Deus. 18Mas agora o SENHOR meu Deus deu-me paz por todo o lado; não tenho inimigos nem ameaça de desgraça. 19*Por isso, é minha intenção edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, conforme o SENHOR falara já a David, meu pai, dizendo: 'O teu filho, que Eu porei no trono em teu lugar, construirá uma casa ao meu nome.' 20*Manda, pois, cortar-me cedros do Líbano; os meus operários trabalharão com os teus; eu pagarei aos teus o salário que tu entenderes; é que, como sabes, entre nós não há quem saiba cortar cedros como os homens de Sídon.»
21Apenas Hiram ouviu as palavras de Salomão, logo se encheu de alegria, e disse: «Bendito seja hoje o SENHOR que deu a David um filho sábio para governar este povo tão numeroso!» 22E Hiram mandou dizer a Salomão: «Ouvi a mensagem que me enviaste; dar-te-ei toda a madeira de cedro e cipreste que quiseres. 23Os meus servos farão descer a madeira do Líbano até ao mar; vou mandar levá-la em jangadas pelo mar até ao sítio que tu me indicares e lá, então, as desembarcarei e tu as mandarás receber. Por tua parte, é meu desejo que forneças de víveres a minha casa.» 24Hiram deu, pois, a Salomão toda a madeira de cedro e de cipreste que ele pretendia. 25*Salomão deu a Hiram vinte mil coros de trigo para sustento da sua casa e dez mil coros de óleo bruto; isto era o que Salomão fornecia todos os anos a Hiram. 26*O SENHOR concedeu sabedoria a Salomão conforme lhe tinha prometido. Houve paz entre Hiram e Salomão e estabeleceram entre si uma aliança.
27O rei Salomão estabeleceu em todo o Israel uma corveia que constava de trinta mil operários. 28Enviava-os ao Líbano em turnos de dez mil por mês; passavam um mês no Líbano e dois em suas casas. O chefe da corveia era Adoniram. 29Salomão tinha ainda ao seu serviço setenta mil carregadores e oitenta mil cortadores de pedra na montanha. 30Isto, sem contar três mil e trezentos contramestres, que presidiam aos vários trabalhos. 31O rei ordenou que extraíssem grandes pedras escolhidas, destinadas aos alicerces do templo, pedras de talha. 32*Os canteiros de Salomão e os de Hiram, juntamente com os de Guebal, lançaram-se ao corte e à preparação das madeiras e pedras para a construção do templo.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.