Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.ª Pedro 2


2 Como crianças recém-nascidas - 1*Portanto, ponde de parte toda a malícia, falsidades, hipocrisias, invejas e toda a espécie de maledicências; 2como crianças recém-nascidas, ansiai pelo leite espiritual, não adulterado, para que ele vos faça crescer para a salvação, 3*se é que já saboreastes como o Senhor é bom.

Cristo, pedra angular - 4*Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, 5*também vós - como pedras vivas - entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6*Por isso se diz na Escritura:
Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa;
quem crer nela não será confundido.

7*A honra é, então, para vós, os crentes; mas, para os incrédulos,
a pedra que os construtores rejeitaram,
esta mesma tornou-se a pedra angular,

8*e também uma pedra que faz tropeçar,
uma pedra de escândalo.

Tropeçam nela porque não creram na palavra; para isso estavam destinados.
9*Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável; 10*a vós que outrora não éreis um povo, mas sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia e agora alcançastes misericórdia.

II. OS CRISTÃOS PERANTE O MUNDO
(2,11-3,12)


Exortação inicial - 11Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos carnais, que combatem contra a alma.
12*Tende entre os gentios um comportamento exemplar, de modo que, ao acusarem-vos de malfeitores, vendo as vossas boas obras, acabem por dar glória a Deus no dia da sua visita.

Obediência às autoridades (Rm 13,1-7; Tt 3,1-7) - 13Sede, pois, submissos a toda a instituição humana, por amor do Senhor; quer ao rei, como soberano, 14quer aos governadores, como enviados por ele para punir os malfeitores e honrar os que fazem o bem. 15Pois é esta a vontade de Deus: que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos.
16Actuai como homens livres, não como aqueles que fazem da liberdade um pretexto para a maldade, mas como servos de Deus.
17Respeitai a todos, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

Obediência dos escravos (1 Tm 6,1-2; Tt 2,9-14) - 18Vós, servos, sede obedientes com todo o respeito aos vossos senhores, não só aos bons e compreensivos, mas também aos severos. 19Pois é meritório suportar contrariedades em atenção a Deus, sofrendo injustamente.
20*Aliás, que mérito tem suportar que vos batam, se vos portais mal? Mas se, fazendo o bem, sofreis com paciência, isso é uma coisa meritória diante de Deus. 21*Ora, foi para isto que fostes chamados; visto que
Cristo também padeceu por vós,
deixando-vos o exemplo,
para que sigais os seus passos.
22*Ele não cometeu pecado,
nem na sua boca se encontrou engano;

23*ao ser insultado, não respondia com insultos;
ao ser maltratado, não ameaçava,
mas entregava-se àquele que julga com justiça;
24*subindo ao madeiro,
Ele levou os nossos pecados no seu corpo,
para que, mortos para o pecado,
vivamos para a justiça:
pelas suas chagas fostes curados.
25*Na verdade, éreis como ovelhas desgarradas,
mas agora voltastes ao Pastor
e Guarda das vossas almas.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.