Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Crónicas 1


III. HISTÓRIA DE SALOMÃO
(1,1 - 9,31)


1 Sabedoria de Salomão (1 Rs 3,5-15) - 1*Salomão, filho de David, consolidou o seu reinado. O SENHOR, seu Deus, estava com ele e engrandeceu-o cada vez mais. 2*Salomão convocou todo o Israel, os chefes de milhares e de centenas, os juízes e todos os príncipes de todo o Israel, que eram os principais chefes de família. 3E foi com toda a assembleia ao lugar alto que havia em Guibeon, onde se encontrava a tenda da reunião com Deus, que Moisés, servo do SENHOR, construíra no deserto. 4A Arca de Deus tinha já sido transportada por David de Quiriat-Iarim para o lugar que lhe tinha sido fixado, uma tenda que lhe erigira em Jerusalém. 5Aí se encontrava também, diante da morada do SENHOR, o altar de bronze feito por Beçalel, filho de Uri, filho de Hur, e Salomão e a comunidade procuravam honrá-lo.
6Salomão, na presença do SENHOR, subiu ao altar de bronze que está junto da tenda da reunião e ofereceu mil holocaustos. 7*Nessa mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: «Pede! Que posso Eu dar-te?» 8Salomão respondeu a Deus:
«Tu procedeste com grande benevolência
para com meu pai David
e fizeste-me rei em lugar dele.
9SENHOR Deus, ratifica, portanto,
a promessa que fizeste a meu pai David,
porque me fizeste rei de um povo
numeroso como o pó da terra.
10Concede-me, pois, a sabedoria e o conhecimento,
a fim de que eu saiba conduzir este povo;
quem, na verdade, poderá governar um povo
tão grande como o teu?»
11Deus disse a Salomão:
«Já que é esse o desejo do teu coração
e não pediste riquezas, nem tesouros,
nem glória, nem a morte dos teus inimigos,
nem uma vida longa,
antes pediste sabedoria e conhecimento,
a fim de governar o meu povo, do qual te fiz rei,
12concedo-te sabedoria e conhecimento;
além disso, dar-te-ei também riquezas,
tesouros e glórias tais
como jamais tiveram os reis antes ou depois de ti.»
13Então, descendo do lugar alto de Guibeon, da presença da tenda da reunião, Salomão regressou a Jerusalém. E reinou sobre Israel.

Riquezas de Salomão (1 Rs 10,14-29) - 14Salomão acumulou carros e cavaleiros: tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, que aquartelou nas cidades onde estavam os carros e em Jerusalém, junto de si.
15O rei fez com que, em Jerusalém, a prata e o ouro fossem tão comuns como as pedras, e os cedros, tão numerosos como os sicómoros da planície da Chefela. 16Salomão importava os seus próprios cavalos do Egipto e de Qué. Uma caravana de fornecedores reais ia buscá-los a Qué, pelo preço ajustado; 17*traziam do Egipto um carro por seiscentos siclos de prata, e um cavalo, por cento e cinquenta. Salomão, por sua vez, vendia-os aos reis dos hititas e dos arameus, por intermédio daqueles.

Preparativos para a construção do templo (1 Rs 5,15-32; 7,14) - 18Salomão decidiu edificar um templo ao nome do SENHOR, e construir um palácio para a sua realeza.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.